domingo, 12 de outubro de 2008

SEJA BEM-VINDO!

Caro Professor, creio que as informações postadas neste blog poderão auxiliá-lo no entendimento referente à alfabetização e ao letramento, indicando caminhos para que o seu aluno possa fazer parte da cultura letrada de nossa sociedade.
Boa leitura!

Contribuições das TICs na alfabetização e letramento


Trabalhar com um currículo focado na alfabetização e no letramento não é um processo fácil, mas quando se tem um grande objetivo, todo esforço vale a pena. Principalmente quando o desafio significa garantir a todas as crianças e jovens o direito de aprender a ler, a escrever e a usar nossa língua em diferentes contextos e situações. Mas como garantir que continuem aprendendo e possam participar e usufruir dos espaços e dos bens disponibilizados pelo mundo letrado? Como tornar isso mais fácil, principalmente para aquelas crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem?

Para tornar esse caminho menos árduo podemos buscar algumas contribuições nas tecnologias da informação e de comunicação na prática docente, assegurando o direito de aprender àquelas crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem devido àlguma deficiência ou déficit cognitivo.

Para tanto, torna-se necessário que vejamos o computador como mais uma possibilidade de representar o conhecimento e buscar novas alternativas e estratégias para se compreender a realidade. O computador pode promover a aprendizagem dos alunos e ajudar na construção do processo de conceituação e no desenvolvimento de habilidades importantes para que ele participe da sociedade do conhecimento (letramento) e não simplesmente facilitar o seu processo de aprender a ler ou escrever bem (alfabetização).

Sendo assim, o professor tem à mão diversas ferramentas para ajudá-lo a alfabetizar e letrar os seus alunos, inclusive aqueles que apresentam deficiências. Cabe ao professor ser criterioso na escolha dos softwares educativos, ser cuidadoso ao selecioná-lo, sempre levando em conta a necessidade e a dificuldade do seu aluno.

Para melhor se informar a respeito das contribuições das TICs na educação especial, o professor deverá se inteirar a respeito das tecnologias assistivas, pois elas reduzem ou eliminam as limitações decorrentes das deficiências física, mental, visual, auditiva, com o propósito de promover a inclusão social das pessoas com deficiências.
Também deverá saber o que é alfabetização e o que é letramento.

domingo, 5 de outubro de 2008

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO


Toma-se como pressuposto fundamental que alfabetização e letramento são processos complementares e indissociáveis, sendo ambos inseparáveis.

sábado, 4 de outubro de 2008

Cinco eixos

No aprendizado da língua escrita cinco eixos fundamentais são considerados:
  1. Compreensão e valorização da cultura escrita (letramento);

  2. Apropriação do sistema de escrita (alfabetização);

  3. Leitura e interpretação de textos;

  4. Produção de textos escritos;

  5. Desenvolvimento da fluência em oralidade.

Deve-se considerar a concepção de língua e ensino de língua que fundamenta o desenvolvimento de uma proposta calcada nesses cinco eixos.

  1. Em todas as atividades propostas, é fundamental que o alfabetizador discuta com os alunos a respeito dos gêneros textuais identificados, a sua função social, o lugar onde esses textos circulam (no meio escolar, doméstico, urbano, entre outros). Uma atividade importante é mostrar aos alunos os locais onde são encontrados grande número de portadores de texto: bibliotecas, livrarias, bancas de revistas.

  2. Apropriação do sistema de escrita diz respeito à apropriação, pela criança, do sistema da língua. Isto é, trata-se da aquisição das regras que orientam a leitura e a escrita no sistema alfabético, bem como do domínio da ortografia da Lingua Portuguesa. Nesse sentido, é importante que o alfabetizando compreenda diferenças entre sa escrita alfabética e outras formas gráficas, compreendendo, por exemplo, que a escrita se organiza da esquerda para a direita e a função dos espaços em branco e dos sinais de pontuação, reconhecça unidades fonológicas como rimas, sílabas, terminações de palavras, identifique as letras do alfabeto, compreenda sua categorização gráfica e funcional e utilize diferentes tipos de letras tanto na leitura quanto na escrita.

  3. A leitura é uma prática social que envolve atitudes, gestos e habilidades que são mobilizados pelo leitor, tanto no ato de leitura propriamente dito, como no que antecede a leitura e no que decorre dela. Assim. o sujeito demonstra conhecimentos de leitura quando sabe a função de um jornal, quando se informa sobre o que tem sido publicado, quando localiza pontos de acesso público e privado aos textos impressos (bibliotecas), quando identifica pontos de compra de livros (livraria, bancas, etc.). Dizendo de outra forma, depois que um leitor realiza a leitura, os textos que leu vão determinar suas futuras escolhas de leitura, servirão de contraponto para outras leituras.

  4. Muitas crianças chegam à escola sem saber não só como se escreve, mas também por que e para que se escreve. Essa capacidade deve ser trabalhada desde os primeiros dias do Ensino Fundamental. Uma palavra qualquer, um nome próprio pode ser um texto, se forem usados numa determinada situação para produzir um sentido. Com essa compreensão do que seja texto, pode-se afirmar que crianças de apenas seis anos podem produzir textos escritos desde os primeiros dias de aula. Tornar-se usuário da escrita eficiente e independente implica saber planejar, escrever, revisar (reler cuidadosamente), avaliar (julgar se está bom ou não) e reelaborar (alterar, escrever os próprios textos).

  5. Dentre as habilidades que a criança necessita desenvolver, algumas se referem, especialmente, ao convívio na sala de aula. Assim é necessário que se desenvolvam atividades para que os alunos aprendam a escutar o que os outros têm a dizer, a responder as questões propostas pelo professor e a emitir, com clareza, sua opinião em debates com os colegas e os professores, ou seja, expressar-se oralmente em diferentes situações comunicativas, empregando a variedade lingüística adequada.

Concepção de língua


Deve-se levar em conta a concepção de que a língua é um sistema discursivo, que tem origem na interlocução e que se organiza para a interlocução. Isso significa que os interlocutores agem uns sobre os outros em diferentes contextos sociais, realizando, pelo uso da língua, ações diversas como, por exemplo, informar, convencer, pedir, fazer rir, emocionar. Com essa concepção, ensinar língua materna significa ensinar aos sujeitos utilizar a língua para que possam agir com competência nas interações das quais participam.

O aluno é visto como sujeito de sua aprendizagem: usa a língua em várias situações sociais de comunicação, reflete sobre esses usos e amplia suas possibilidade de comunicação em outras situações. Isso pressupõe o uso de textos de diversos gêneros orais e escritos.

Letramento


Letramento diz respeito aos usos e funções sociais da escrita, isto é, o processo de inserção e participação dos sujeitos na cultura escrita.

Alfabetização


Alfabetização envolve a compreeensão das regras de funcionamento do sistema de escrita alfabética e o domínio das relações fonema-grafema que usamos ao ler e escrever em português.